
Detalhes
A curva primária das costas da poltrona Barcelona e a perna frontal são formadas por um círculo com raio idêntico ao quadrado, cujo centro é o ponto “A”. A curva do círculo original é repetida em frente ao suporte do assento, com um círculo idêntico, com centro no ponto “B”. Um outro círculo, cujo raio é a metade do primeiro, define a perna posterior, com centro em “C”. A poltrona Barcelona permite acabamentos em couro natural e ecológico, em variadas cores, conforme o desejo do cliente. Possui estrutura em aço inox ou aço carbono pintado em laca PU automotiva preto fosco/acetinado.
Os designers
Mies Van der Rohe nasceu em Aachen, Alemanha, em 1886. Destacou-se como uma das figuras mais importantes do racionalismo arquitetônico moderno (assim como Le Corbusier, Walter Gropius e Frank Lloyd Wright). Foi professor da Bauhaus e um dos criadores do "International Style" (arquitetura funcionalista praticada na primeira metade do século XX em todo o mundo). Em 1937 emigrou para os Estados Unidos, onde continuou a desenvolver projetos com muito vidro e aço, destacando-se também por utilizar o minimalismo em suas criações.
Lilly Reich nasceu em Berlim, Alemanha, em 1885. Foi uma grande designer modernista, desenvolvendo projetos de mobiliário e moda. Em 1926, conheceu Mies van der Rohe com quem trabalhou em conjunto durante mais de dez anos. Além dos projetos de design, Reich foi convidada por Rohe para lecionar na Bauhaus e dirigir oficinas de arquitetura e design.
História Presente nos mais variados projetos e tida como ícone do design, a poltrona Barcelona foi criada em 1929 pelo arquiteto Mies Van der Rohe e pela designer Lilly Reich, no desenvolvimento de um projeto para a Exposição Universal de Barcelona, o Pavilhão Alemão.
Preocupados com a acomodação da realeza da época, a dupla pensou em uma poltrona “importante, elegante e monumental”, que marcasse presença naquele espaço e ao mesmo tempo fosse de extremo conforto.
"A poltrona deveria abrir-se ao seu ocupante sob o peso do seu corpo. As costas deveriam inclinar-se e o assento afundar-se". Mies Van der Rohe utilizou duas poltronas em couro branco, em frente a uma parede de ônix cor mel, conferindo assim um ar de autoridade ao Pavilhão.
Fonte: Clique Arquitetura, Bauhaus, Wikipedia